No artigo de hoje trago, um curso completo para você que quer aprender a trabalhar com ar condicionado automotivo, linha leve e pesada.

O ar condicionado é um equipamento praticamente obrigatório em veículos de passeio e veículos usados para trabalho no Brasil, pois o clima, como todos sabemos é muito quente nas capitais e ficar dentro de um autmóvel, caminhão ou ônibus o dia todo se torna tarefa complicada com o calor escaldante.

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O equipamento de ar condicionado automotivo se difere dos equipamentos residenciais pelo principal ponto de que os equipamentos residenciais usam a força da corrente elétrica para impulsionar um compressor de gás; enquanto o ar condicionado automotivo aproveita a própria força do motor através de uma correia ligada a polia principal do motor para impulsionar o compressor de gás refrigerante.

No restante, o ar condicionado automotivo tem sua construção muito parecida com o ar condicionado residencial.

Os principais componentes que constituem um sistema de ar condicionado automotivo são:

  • Compressor de Gás Refrigerante,
  • Válvula de Expansão,
  • Evaporador – ou Caixa Evaporadora,
  • Filtro Secador,
  • Condensador,
  • Eletro-ventilador ou Ventoinha,
  • Sensores de Temperatura Externa, E sensores de radiação solar,
  • E módulo de Controle UCE,
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Componentes do sistema de Ar Condicionado Automotivo.

Os defeitos mais comuns do sistema de Ar condicionado automotivo são vazamentos de Gás Refrigerante, ou Mal funcionamento do compressor por desgaste ou má lubrificação que são causados principalmente por falta de manutenção, entupimento do filtro secador ou dryer.

Existem rotinas de manutenção que podem prevenir falhas causadas por desgaste, e que podem ser facilmente executadas, como troca do filtro secador, troca do óleo do sistema de ar condicionado, manutenção, troca de retentores do compressor do sistema, troca de rolamentos, e troca de guarnições e vedação, bem como a troca da correia que impulsiona o compressor, troca do filtro de cabine, limpeza do respiro e também do duto que é responsável por escoar a água resultante do fenômeno de condensação.

Também é importante avaliar o funcionamento da ventoinha do condensador, quanto a excesso de consumo de corrente, elétrica, ruídos e funcionamento das velocidades baixa e alta do eletro-ventilador.

Máquina recicladora de Ar Condcionado Automotivo

Máquina recicladora de Ar Condicionado Automotivo

Um defeito comum que pode ocasionar a quebra e consequentemente a perca total do compressor, é a aplicação incorreta da carga de gás, peso incorreto ou excesso  de óleo. e até mesmo o mal funcionamento da ventoinha, que pode ocasionar em uma pressão demasiadamente alta na linha de alta pressão, forçando o compressor e quebrando o mesmo.

A quantidade de gás, e óleo de cada veículo e montadora deve ser adicionada conforme recomendação de cada fabricante, Existem tabelas específicas para isso.

Você pode conferir algumas tabelas de Quantidade aplicada, em sistemas de ar condicionado autmotivo no link abaixo:.

 

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